> Mangás brasileiros de sucesso, é possível?
Postado por: Marcus Vinícius 11 de dez. de 2011



Será que o Brasil pode virar um produtor de mangákas renomados?

Nós brasileiros somos um povo que tem muita influência do Japão. Para quem não sabe, fora de lá, aqui é onde se tem mais japoneses no mundo. Talvez por isso nos tornamos amantes de sua cultura, comida e tudo mais que reflete o jeito do japonês viver. Essa cultura é muito vasta, mas o que nós mais agradamos e o que mais faz sucesso por aqui são os animes e mangás.

As empresas importam isso tudo de lá, traduzem e vendem. Isso prova que a força desse seguimento é grande. Mas será que poderíamos ter mangákas de renome aqui no Brasil?

Bom, a revista online Ação Magazine faz um papel importante e diferente, que é acompanhar e postar mangás genuinamente brasileiros, com isso fazendo com que cheguemos a eles sem gastar nada e com uma praticidade enorme.

Não sei se eles ganham dinheiro com isso, provavelmente não ganham, mas infelizmente eles não são renomados (por enquanto). Sabemos que isso está em processo de mudança, afinal, podemos ver a Turma da Mônica virando formato de mangá e tendo uma tiragem de 400 mil exemplares por mês, isso é MUITA coisa. Temos também a Luluzinha, que obteve esse formato devido ao sucesso que ele faz.

Eu pergunto: se tem espaço para os japoneses, que são os mestres nisso, porquê não dar uma chance para os brasileiros? Creio que você, fã de mangá, com certeza irá achar uma história que lhe interesse, posteriormente lhe empolgue e faça você o acompanhar.

Fazendo isso, posso lhes responder: é possível fazermos mangákas de renomes por aqui. Não estou falando de um Akira Toriyama, nem de quanto tempo isso vai demorar e pricipalmente, se vai acontecer, estou apenas opinando que é possível acontecer. Não sei se vocês concordam comigo, se acham minha idéia utópica, mas esse é minha verdadeira opinião e crença.

Torço muito para que daqui a alguns anos, muitos ou poucos, eu possa ler e quem saber assistir a um trabalho brasileiro com influência em mangá.

E você, o que acha do possível futuro do mangá brasileiro? É possível? Compatilhe sua opinião conosco!

Obrigado,

por: @marcus_roock

13 comentários... Leia eles abaixo e comente!

  1. É possível se o público brasileiro tiver ideias sólidas e menos clichês do que se vê no mundo dos animes e mangás atualmente.

    Coisas como demônios, criaturas dentro dos personagens em minha opinião já está enjoativo. Não sou hipócrita, imaginei uns tempos atrás uma história de uma luta entre anjos e demônios...

    O que eu quero dizer é que tudo é válido, mas com MUITA criatividade e imaginação, e como podemos ver, isso é o que não falta entre os renomados mangakás. Gente, temos que saber unir tudo isso sem cair no clichê!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho q é possível sim, e ia ser divertido ler um mangá, não com as tradições japonesas mas com as Brasileiras ia ser diferente e talvez ganharia espaço no mundo dos mangás ^^
    Por Fabiana, 14 anos
    visitem meu tumblr ai plzz ^^
    http://otakuzlove.tumblr.com/

    ResponderExcluir
  3. Fugir do clichê é subjetivo. Talvez as pessoas gostem do ''clichê''. Concordo, quanto mais criatividade, mais chances de dar certo!

    ResponderExcluir
  4. Só pra constar, a revista não é só online: eles vendem nas bancas, assim como a Shounen Jump vende nas lojas de conveniência no Japão. Eu já comprei a minha, e me interessei por Jairo e Tunado. Eu tô esperando sair Expresso, que parece ser muito bom. E vocês? ;D

    ResponderExcluir
  5. A legal, valeu pela informação. Ainda estou conhecendo os mangás, logo acharei um interessante!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o 1º Anonimo, o clichê é subjetivo, depende muito da história, se o autor souber escrever essa história clichê, seria bom.
    E falando em mangás Brasileiros, muito em breve publicarei o meu com parceria da minha prima. Uma história sobre mitologias. ^^

    ResponderExcluir
  7. Tomara que algumas empresas se interessem por mangás escritos por brasileiros, a algum tempo tive uma ideia para um mangá e comecei a escrever a uns dias atrás, vou esperar ter um conteúdo de pelo menos umas 100 páginas para mostrar a alguns amigos e ver se eles gostam.

    ResponderExcluir
  8. Acredito na possibilidade, e nao so acredito, como tenho um sonho, ser um mangaka, nao digo renomado, mas tenho fé e um dia vou ter meus mangás, e com alguma oportunidade talvez até um anime^^

    ResponderExcluir
  9. caras eu estou fazendo sozinho um mangá chamado all mythologies, agora ñ sei se o eu posso lucrar com esse mangá aqui no brasil, eu espero que quando eu lançar já seja possível isso se acaso ñ acontecer isso, ñ terei outra escolha a ñ ser ir ao japão e publicar tudo lá msm.
    posso parecer louco mais é que desenhar é o melhor q faço nesse mundo pode se dizer q sou um inútil!.

    só deixarei de ser inútil quando publicar esse mangá e lucrar com ele seja no brasil ou no japão e eu aposto minha vida nisso.
    então eu deixarei meu nome aqui e que fiquem na cabeça de vcs :) Danilo Dos Santos Barbosa!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. sim, e incrusive esse e meu sonho, mas não so manga mas anime
    bye Izabel

    ResponderExcluir
  11. e eu ja tenho um começo de um anime e pretendo adptar pro manga

    ResponderExcluir
  12. vai ser um anime e manga com a cultura brasileira, e mostros brasileiros, misturados com as lendas urbanas

    ResponderExcluir

Copyright © Filosofia Anime - Notícias e Matérias de Anime - Todos os direitos reservados - Design por Johanes Djogan