> Análise de Personagens #2 - Edward Elric (FullMetal Alchemist)
Postado por: Marcus Vinícius 18 de dez. de 2011

No segundo ''Análise de Personagens'', irei falar do protagonista de FMA, Edward Elric. Posso dizer que irá conter SPOILERS tanto do primeiro quanto do segundo FMA, pois falarei do personagem no geral.



Edward Elric é um jovem de 15, 16 anos que tem um título de Alquimista Federal apesar da pouca idade. Ele pode usar alquimia apenas com as mãos, sem precisar do círculo de transmutação, coisa raríssima de se acontecer entre os alquimistas; Isso é um verdadeiro dom.
Tem uma personalidade forte, é briguento e ao mesmo tempo amoroso. Leva a vida com apenas um objetivo: recuperar o corpo do irmão.

Com a morte da sua mãe, Trisha Elric, ele tenta, juntamente com o irmão Alphonse Elric, trazê-la devolta a vida com a proibida transmutação humana. Com essa tentativa ele perdeu uma perna e um braço, coisa que o mesmo considera insignificante, pois seu irmão perdeu todo o corpo.

Após esse acontecimento, Ed se torna uma pessoa  mais fria e calculista, as vezes é criticado por isso.

''Não se pode aprender nada de uma lição que não venha acompanhada da dor, já que não se pode conseguir nada sem um sacrifício. Mas quando se aguenta essa dor e a supera, as pessoas conseguem um coração que não perde para nada. Sim, um coração como o aço.''

Com essa declaração, podemos ver uma pessoa que já passou por tudo na vida. Perdeu a mãe, o pai é ausente (até então, não sabia que ele estava vivo) e se arrepende amargamente da tentativa de transmutação humana, pois seu precioso irmão perdeu tudo o que tinha, lhe restando apenas a alma em uma armadura.

Posso lhes dizer que o Ed é um dos meus protagonistas preferidos. A sua ideologia é parecida com a minha. 
Um jovem de 16 anos que passou por tudo que passou e ainda ter forças para correr atrás de corrigir seus erros é algo digno que aplausos, afinal não é todo mundo que faria o que ele fez. 

Lembro de uma cena em FMA que a velha Pinako Rockbell diz mais ou menos isso: ''Não sei como você consegue colocar o automail sem ao menos gritar e chorar, afinal até adultos choram ao coloca-lo.''
Ed diz: ''Dor nenhuma é maior que a dor do meu irmão, por isso não é digna de choro algum.''

Foi quase isso, faz tempo que vi, mas depois de ouvi-la eu comecei a repensar em muitas coisas. O que realmente vale um choro? O que vale seu sacrifício? Com certeza depois de ouvir essa frase eu não relevarei mais coisas tão banais como relevava antes. Eu sou um bosta por pensar assim depois de ver uma cena de anime apenas? Não sei, mas ela me mudou de verdade.

Vou falar do seu imenso amor pelo irmão agora.
Ed, por ser mais velho, se cobra muito por natureza, mas depois de ter sido responsável direto pelo que aconteceu com Alphonse, ele se cobra muito, mas muito mais mesmo. Ele é como se fosse um pai, uma mãe e um irmão fundidos em um só, um menino de 16 anos, uma criança. Sua maturidade é incrível, por isso seu irmão mais novo confia tudo cegamente nele, com isso aumentando mais ainda a responsabilidade do mais velho. 
Outra cena maravilhosa de FMA, agora em FMA Brotherhood, é quando o Ed está no seu portão, e em frente vê o portão do Al, e surpreendentemente, o corpo do mesmo está lá em frente. Ele olha e não acredita, sem pensar muito corre atrás dele. Logo depois Ed é puxado pelo seu portão, e não aguenta, o portão se fecha e ele não conseguiu pegar o corpo do irmão mais novo. Passa alguns segundos e você ouve um barulho; Ed com muita força de vontade dá um soco nele para abri-lo e diz: Alphonse! Alphonse! Me espere, eu virei te buscar! Se quiser ver a cena original com legenda clique aqui.


O que isso quer dizer? Que seu objetivo passou na sua frente, mas ele foi incapaz de conseguir completa-lo, mas promete pra si mesmo que voltará lá, como voltou.

Um personagem formidável, com uma história de vida sensacional e que nos ensinou muito.
Além de tudo isso ele é um gênio da alquimia. Como já falei, Ed consegue fazer o que pouquíssimos fazem, que é fazer uso da alquimia sem o círculo de transmutação. Isso o torna um dos personagens mais fortes do anime, como um bom protagonista deve ser. 


Bom, ele é apaixonado pela Winry Rockbell, sua amiga de infância e esposa após o termino do mangá. Sempre demonstrou um apreço muito grande por ela, mas nunca como um casal. Disse para ela que ''quando ela chorar novamente, será de alegria'' e honrou sua palavra. 

Resumindo, Ed é um personagem de extremo caráter, força de vontade e muito amoroso, por outro lado é briguento, cabeça dura e por muitas vezes coloca sua vida em cheque pelas outras pessoas, o que pode ser visto como algo bom, mas ele é amado e todos querem o ver bem e vivo.

Personagem nota 10! Filosofia Anime, isso se encontra nesse personagem. Filosofia de vida em um anime.

E você, o que acha? Não deixem de comentar, adoro ler a opinião de todos! Cada um que falar aqui me deixará muito feliz! Conto com todos!

Obrigado por lerem.

Por: @marcus_roock

8 comentários... Leia eles abaixo e comente!

  1. Concordo, ele é um ótimo personagem apesar de ser um pequeno feijanzinho vermelho.XD

    ResponderExcluir
  2. so ñ acisto FMA por q ja to acompanhando 4 e assistindo 3 mas quando eu terminar pelomenos um dos q to acomapanhando ou assistindo vo assisti com certeza, e adorei o edward acho q vou gostar muito dele ainda...

    ResponderExcluir
  3. Pro carinha que ainda não assistiu: Assista *0*
    Assista o Brotherhood, aliás, pois meio que o primeiro anime não importa muito kkkk (o segundo segue mais o mangá LOL)
    É que eu sou mais viciada no mangá de FMA, já que eu comprei todos pela JBC *0*
    Adorei o post, adoro o Edward Elrid feijãozinho -qq
    O Edward é daqueles (e o anime em si) que realmente sofreram muito, não APENAS ver os seus amigos sofrendo (no caso do Ed, o seu irmão) mas sim que mesmo sofrendo, aprenderam (como a Nina no caso dos irmãos protagonistas) T_T
    Enfim, eu amo e babo em qualquer coisa relacionada a FMA e lasco o pau (desculpa a expressão) se tiver algo errado.
    Por isso que amei o post, ficou bom NHAW *0*

    ResponderExcluir
  4. Confesso que FMA e meu anime preferido mais eu prefiro mais a versão Brotherhood , tem pessoas que eu já conheci que falaram que não tinha diferença entre o primeiro anime e a versão tirada do mangá mais agora to acabando de assistir a primeira versão e tem mta diferença KK

    ResponderExcluir
  5. Fullmetal Alchemist
    Death Note
    Code Geass
    esses são tres animes q ate agora foram unanimes, nunca vi alguem dizer que eh "mais ou menos", sempre falam que são ótimos... e eu sou uma dessas pessoas que tive a honra de ter assistido os tres!!!

    ResponderExcluir
  6. Ah eh... e Ed eh simplesmente meu personagem favorito dentre todos.. e olhe q eu tenho como favoritos em seus respectivos animes, "seres" como Vegeta, Hyoga, Kenpachi, L, Lelouch, Yusuke, Rock Lee...

    ResponderExcluir

Copyright © Filosofia Anime - Notícias e Matérias de Anime - Todos os direitos reservados - Design por Johanes Djogan