> O que é ser Otaku?
Postado por: Marcus Vinícius 26 de out. de 2011

Muita gente se diz otaku, mas o que é isso?

É um termo usado no Japão para designar um fã por um determinado assunto, qualquer que seja. [FONTE: Wikipédia]
No ocidente, a palavra é utilizada como uma gíria para rotular fãs de animes e mangás em geral. [FONTE: Wikipédia]

Bom, sabendo a definição de otaku em ambas as partes, falarei o termo utilizado aqui no ocidente.

Dizem que para ser otaku só é preciso ver anime, outros que também têm que fazer cosplay de anime, e outros dizem que otakus são os fanáticos colecionadores de mangás, além do dito antes.

                                                                


Particularmente falando, eu me considero um fã de animes apenas, porque na maioria das vezes, vocês otakus que estão lendo isso, não aceitam quem apenas vê o anime como otaku, sendo assim, parece que não sou.

Mas se estiver alguém lendo isso que ache que quem apenas vê anime e lê mangá (claro, saindo com umas camisas de anime por ai e frequentando eventos de anime) é otaku, então, pra você, eu sou um otaku.

No título eu perguntei o que é um otaku, como não tem uma resposta definitiva, generalizarei:

Otaku é um fã de anime e mangá, que adora a cultura japonesa, a conhece e acha que o Japão é melhor que o Brasil, porque é mesmo (Sim, eu gosto do Brasil).

Se você conhece alguém que se denomina otaku mas não é quase nada disso, ele não é otaku.
Se você está repensando sobre o tema, e acha que é apenas um fã de anime, bem-vindo.

O importante é todos estarem felizes com seu gosto e com seu jeito. Viva os otakus, viva os animes!


Abraço e até a próxima!

Por: @marcus_roock

12 comentários... Leia eles abaixo e comente!

  1. Otaku na minha opinião é todo aquele que vê animes e lê mangá, apenas isso já o tornam otakus como voce disse,mas o foda é que existem alguns que só por que podem ir a eventos e fazer cosplay acham que são melhores que os outros, e os chamam de poser apenas por isso. No meu exemplo, sou extremamente apaixonado por animes, mangás e cultura japonesa, mais não gosto da maioria das musicas japonesas, e com certeza teria gente que ia me chamar de poser por esse motivo. Acho que fuji um pouco do assunto .-. AUSHUSA mais tu falou tudo belo post XD

    ResponderExcluir
  2. Mto bom!! Curti!!! De boa! Otaku n precisa fazer cosplay e ir em eventos toda vez que tem!!!
    Se vc curte anime, mangá e se sente otaku! LEGAL!
    O Problema é qnd um cara assiste 2 animes (Naruto e Bleach na maioria das vezes), Assiste só pq passa na TV e tem preguiça de baixar! Ai sim eu considero POSER!!

    ResponderExcluir
  3. Bom saber que tem gente que pensa igual eu! xD

    ResponderExcluir
  4. Olá parceiros Filosofia Animes, Sem querer fazer propaganda do meu blog nos comentários de vocês(Minha intenção não é essa)mas tem um post antigo no meu blog que diz sobre a definição de ser Otaku aqui no ocidente, vale a pena vocês verem! http://blogmixworld.blogspot.com/2011/09/ser-otaku-e.html

    ResponderExcluir
  5. Uma das coisas que reparo nos Otakus é que a maioria odeia Anime DUBLADO. É quase um sacrilégio para quem se considera Otaku, assistir um Anime que não esteja no audio original. Falam que perde a essência do Anime, que não é a mesma coisa. Então, antes mesmo de averiguar se a dublagem é boa ou ruim, a maioria já torce o nariz.

    Honestamente, esse papinho me irrita muito. Pra começo de conversa, muita gente prá lá dos 20 anos que se considera Otaku hoje, cresceu vendo Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball Z, Sailor Moon, Etc, todos com o audio em português. Claro que na época não havia acesso facilitado à internet para conhecermos o Áudio Original e compararmos. Mas muita gente se esquece de como a dublagem fez com que esses Animes fizessem parte da infância, período em que, de fato, ninguém gosta de ler legenda. Em segundo lugar, não é toda dublagem que é um LIXO. Eu admiro muito o trabalho dos dubladores Brasileiros. Em MINHA opinião, a Dublagem de Animes como Death Note, Evangelion, Saint Seiya (Saga de Hades e Lost Canvas), não perderam em nada para o áudio original, tanto na interpretação dos personagens como na adaptação das falas originais.

    Se eu ficar falando aqui a conversa vai longe. Eu concordo com tudo que vc disse. Eu curto animes, curto mangas, ja fiz cosplay, entendo bastante da linguagem Otaku, adoro audio original japonês, mas também curto e muito, o trabalho dos dubladores brasileiros. Mesmo assim não me considero Otaku. Vai entender.

    :)

    ResponderExcluir
  6. Acho que basta curtir animes, mangas, j-rock e a cultura japonesa... basicamente, nem todo mundo tem como comprar mangas ou ir a eventos. muito menos fazer cosplays nos mesmos... quem mora em interiores de estados pequenos, como eu, praticamente num tem como conseguir essas coisas, mas eu me considero sim, um otaku, afinal eu sou louco pela cultura japonesa e eh isso que basta... assim eu penso...

    ResponderExcluir
  7. Mas é mesmo Jú.Acho horrível anime dublado.Mas não sou otaku ou otome.Amo muito o Japão mais tou tipo,``ingressando`` neste ''mundo'' agora,o unico mangá que vi completo foi um shoujo chamado kimi ni todoke e estou vendo atualmente,one piece,naruto(não vi completo x-])Pokemón,Death Note e Lucky Star

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Otaku é um termo usado no Japão para designar um fanático por um determinado assunto, qualquer que seja. No imaginário japonês, a maioria dos otakus são indivíduos com tendência a se isolar socialmente, que se atiram de forma obsessiva a um hobby qualquer, chegando em seu ápice a apresentar sintomas de fobia social e de comportamento esquivo.

    No Japão, otaku pode ser considerado uma ofensa, é como o nerd no Brasil, alguns odeiam ser chamados de nerd já outros batem no peito e dizem com orgulho que são. Já no Brasil otaku é conhecido como qualquer indivíduo que goste da cultura japonesa, animes e mangas. O que na verdade está errado. É algo doentio, que não se deve ter orgulho.

    Por exemplo, assim como você gosta muito de animes e mangás, você também deve gostar muito de uma comida (só um exemplo) e nem por isso tu sai por ai gritando e botando em tudo que é rede social que ama, que é viciado e que tem orgulho de gostar de tal comida.

    Ou seja, otaku não é algo que ''eu acho que é tal coisa'', porque ele ja tem um significado.

    OBS: Desculpa se ofendi alguem ^^, era só pra explica mesmo. É que tem muita gente que usa esse termo de forma errada por aí hehe

    ResponderExcluir
  10. eu me considero,pois ja vi mais de 10 animes e acompanho o manga do Naruto,One Piece,Bleach,Fairy Tail,KHR e Bellzebub nao faço cosplay mais quero comprar coisas separadas como aneis akatsuki ou camisas.

    ResponderExcluir

Copyright © Filosofia Anime - Notícias e Matérias de Anime - Todos os direitos reservados - Design por Johanes Djogan