> Death Note - Definição de Justiça?
Postado por: Marcus Vinícius 24 de mai. de 2012


Jovens que lêem o Filosofia Anime, otaku ou não, mas que já viu ou leu Death Note: essa obra define justiça?

Justiça em um modo geral é o lado que proteje às pessoas do mau, digamos assim. Seja do lado jurídico ou não, todos nós temos uma definição do que é justiça.

Antes de responder a pergunta, tenho que falar o que acho que DN tenta passar pra nós, consumidores de animação japonesa. Essa série é um claríssimo ''tapa na cara'' da sociedade; mostra que a maioria (dentre eles eu) torce pro L ganhar, e acha o Kira vilão, mas quando tá vendo um jornal qualquer e ver um bandido se dando bem, torce pra que ele morra. Como diria o Capitão Nascimento, de Tropa de Elite, o filme mais visto da história no Brasil, ''bandido bom é bandido morto'', certo?

Claro que têm aqueles que sempre torceram para o Kira, ou aqueles que torceram pra os dois, mas o que Death Note quer mostrar é que podemos ser contraditórios em algumas definições, neste caso a justiça.

Partido disso, justiça tem um conceito muito particular e vago, por isso é quase que impossível determinar.

Agora me respondam o seguinte:

- Você é a favor da pena de morte? Dependendo do caso, sim né? Vamos supor um caso: sua filha sofre um grande abuso, digno de pena de morte, do seu outro filho; ainda é a favor da pena de morte? Ia querer ver seu filho morto?
Lembrando que esse exemplo é para ser usado exemplificando as pessoas que você mais ama, e não filho e filha especificamente.

Bom, essa resposta é muito difícil de dar, todos nós sabemos disso. Por isso, Death Note não defini justiça e sim te dar opções de escolha pra você formar idéias e por fim seu conceito de justiça.

Um anime genial, filosófico e que a cada vez que assistimos, temos muito a pensar.


Concordam? Quero muitas opiniões, pois vale a discussão! Comentem ai!
Obrigado

@marcus_roock

16 comentários... Leia eles abaixo e comente!

  1. Aaaah. Eu acho que por um lado o Kira tava certo, porque sem os bandidos o mundo seria bem melhor. Mas ele cometeu alguns erros, quando matou inocentes, como os agentes do FBI. Então Kira tava certo, até certo ponto, mas depois quando ultrapassou os limites, L tava certo em ser contra ele...

    ResponderExcluir
  2. Boa comparação e ótimo post. :3 Manolo fodão. u-u

    ResponderExcluir
  3. O L é o certinho da historia, mas os produtores/diretores fizeram uma viagem até legal, colocaram o Kira muitas vezes como psicopata, pra sempre ter a ideia de que a Policia vence e é a dona da razão. Justiça esta nos olhos de quem quer vem. Ótimo exemplo a parte da referência dos filhos!

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente, muito boa essa opinião sobre o death note. O anime é realmente genial. Eu desde o começo torcia pelo Raito. Achava até que ia ganhar. Mas o Raito já estava virando um psicopata mesmo, pq mesmo ele diminuindo as taxas de criminalidade o que iria acontecer depois que ele morresse? Ou iria voltar ao "normal" ou outras pessoas iriam cultuá-lo como um márti e querer que existisse pena de morte em todos os crimes. É interessante notar que muitas pessoas já estavam se acostumando com o Kira e os bandidos nem queriam que seus nomes fossem divulgados. Isso mostra que um fato relevante muda a sociedade. Na minha opinião o que o anime queria passar é que não devemos mudar o mundo com o mal. Assim como fatos relevantes como a morte de Jesus que fez o bem tambem mudou parte da sociedade. Tambem o anime faz uma referencia a Jesus naquela parte em que o L faz massagens nos pés do Raito como na ultima ceia. Deu a entender que o Raito era um traidor.
    Enfim, esse anime é incrivel, tambem pq permite variadas opinioes, eu já vi muitas interessantes em outros meios. E essa tambem aadorei.
    Eu fiquei até mais inteligente com esse anime.

    ResponderExcluir
  5. Pena de morte mata o assassino, mas não diminui a criminalidade, temos exemplos disso em muitos outros paises... a China é um dos paises mais pacificos não pke tem leis rigidas com pena de morte pra 70 por cento dos casos, mas a mentalidade da população é diferente.

    ResponderExcluir
  6. DEATH NOTE é precisamente incrível,eu sou daqueles que fica dos "dois lados", entendo a posição de Kira de idealizar um mundo melhor, mas ele foi muito rígido quando teve que fazer todos os sácrificios possíveis para esse ideal prosperar. L por sua vez nos faz reflectir o propósito que até o criminoso mais bizarro tem o "direito" de cumprir os seus castigos impostos pela lei.

    Agora divagando um pouco, quem vê esse Anime e tira a mensagem e reflexão que é proposta, deveria ser legalizado pela Lei abrir um caso de Tribunal para um Ignorante que critica otakus por verem "desenhos animados". cara isso me deixa fulo.

    ResponderExcluir
  7. Veja bem, do meu ponto de vista, que faço faculdade de psicologia, e tenho um bom conhecimento em direito penal; esse seu "grande abuso" acarretará "um grande trauma" para o abusado", a maioria dos casos de sentenciados a morte são os que cometem assassinatos por meio (doloso) e os estupros são a minoria, mas mesmo assim é um crime absurdo, que mesmo sendo meu filho, ele cometeu um CRIME, o que não o torna menos inocente pra mim. Mas generalizando os casos, assassinatos por meio doloso > é pena de morte, estupro simples sem lesão corporal > é castração química e cadeia longa, estupro hediondo > pena de morte. Essa é a minha visã de "justiça". Mesmo sendo ele meu filho, se ele cometesse um crime que fosse para uma pena de morte, ele é um bandido, e tem que ser punido.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a opiniçao de todos! Obrigado por comentarem!

    ResponderExcluir
  9. Apesar de gostar do L, em todo o anime eu apoiei Kira... Acho que pelo simples fato de o meu senso de justiça bater com o dele. A Ideia de " julgar " aqueles com mal coração, punindo-os com a morte, faria os outros ao redor tremer diante de Kira, ou seja, nem arriscariam cometer um crime. No anime, muitas e muitas vezes foi dito que o nº de crimes caiu.
    Enfim, opiniao minha. Nao concordo com a visão de L, que a paz nunca sera alcançada atraves de violencia. :D

    ResponderExcluir
  10. Sou totalmente contra a pena de morte até por que acredito que matando uma pessoa você está aniqulando totalmente sua única chance de mudar. A justiça de Kira não inclui perdão e muitas vezes é cega e egoísta. Acho errado dizer coisas como : "A justiça está nos olhos de quem vê", até por que, se assim fosse, essa nem se quer deveria ser chamada de justiça. Justiça só existe se certo e errado também existirem.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Só o Raito mesmo pra se livrar do tédio cometendo uma chacina e querendo se tornar o "Deus do Novo Mundo" , chegaria ao ponto de ser cõmico se não fosse trágico e doentio.

    ResponderExcluir
  13. Eu achava o Raito mais inteligente que o L, mas acho q ele tava errado, não podemos julgar os outros tão drasticamente, se falar mal pelas costas já é condenado imagina escolher que merce morrer, além de que o Raito queria fama, mesmo sob um pseudônimo, ele fazia questão de mostrar que havia um "ser" punindo os criminosos! Ele não fazia justiça, ele queria ser o justiceiro.

    ResponderExcluir
  14. para mim oq o anime mostrou é que sempre não importando o lado bom o ruim sempre vc tem que sacrificar 1 lado para conseguir 10 do outro lado que foi oq o kira fez, ele tinha que matar poucas pessoas boas que estava interferindo nos ideais dele para conseguir matar varias outras pessoas do mau. L fez a mesma coisa como no começo ele teve que sacrifica 1 do lado inimigo na tv, para que kira pensa-se que era L. é sempre assim dependendo do lado bom ou ruim se a escolha é matar pessoas ruim poucas pessoas boas vão morrer e se for matar pessoas boas será a ruim que vai morrer menos, essa é minha opnião.

    ResponderExcluir
  15. simplesmente nós humanos somos incapazes de jugar totalmente uma pessoa, é por isso que a pena de morte mata pessoas inocentes pq é como eu disse ai em cima, de 100 pessoas mortas 3 até 5 ou mais são inocentes que são pessoas boas, então cabe a humanidade decidir se preferi 5% de pessoas boas mortas ou 100 % de pessoas boas mortas, infelizmente é a realidade na minha opnião.

    ResponderExcluir
  16. Justiça, na minha opinião, é como uma balança. Se uma pessoa faz algo ruim, ele deve sofrer com esse mesmo algo para equilibrar a balança.

    "Os únicos que podem atirar, são aqueles que estão preparados para levar um tiro."-Lelouch / Zero » Code Geass

    ResponderExcluir

Copyright © Filosofia Anime - Notícias e Matérias de Anime - Todos os direitos reservados - Design por Johanes Djogan